Loading
Pousada Armazém 26

Curiosidades: por dentro da Pousada Armazém 26

Toda empresa tem sua jornada, sua história… Poder compartilhar a nossa história com você e te incluir nessa trajetória da Pousada Armazém 26, nos dá uma satisfação imensa. Construímos um sonho e agora partilhamos esse sonho com você.

Antes de se tornar uma pousada, essa construção dava lugar a uma antiga tecelagem que pertenceu à nossa família. Queríamos transformar o lugar e, com um pouco do conhecimento de cada uma das cinco administradoras, conseguimos, em 2017, comprar o imóvel e reformá-lo.

Cada pedacinho da pousada tem um pouquinho de história. Parte do maquinário, móveis e alguns outros itens, que antes faziam parte da tecelagem, compõem nosso espaço e fazem hoje parte da nossa decoração, detalhe que dá singularidade à pousada.

Decoração

E por falar em decoração, saiba que ela foi pensada e montada com muito carinho e é composta por peças feitas exclusivamente pelo nosso pai, com “sucatas” que foram trazidas da tecelagem e transformadas nos objetos que hoje você pode conhecer (ou já conhece), como abajures, mandalas, bicicletas, etc.

Pés de máquinas foram transformados em base de mesa e máquinas que perteceram à tecelagem hoje contam história nos nossos ambientes. Há um cantinho especial onde se encontra a imagem de São José, que foi adquirida na inauguração da tecelagem para proteger os trabalhadores e suas famílias.

A origem do nome é uma dúvida frequente dos nossos hóspedes. E, assim como na decoração, a ideia do nome Armazém 26 foi uma maneira que encontramos de homenagear o nosso bisavô, imigrante da Itália que com veio para o Brasil em 1911, com apenas 15 anos, fugindo da Primeira Guerra Mundial.

História e tradição

Depois de algum tempo morando em São Paulo, ele se mudou para Ibituruna e teve a oportunidade de montar o seu primeiro empreendimento: um armazém de secos e molhados na Estação Ferroviária que abastecia aquela cidade. Alguns anos mais tarde, mudou-se para São João Del Rei e depois de muitos feitos, fundou com com um grupo de amigos a Fiação & Tecelagem Matozinhos SA, onde eram produzidos tecidos de algodão. Em 75 anos, a tecelagem passou por gerações e gerações e então, em 2010 as atividades foram encerradas.

O número 26, coincidentemente, é o número do casarão onde está a pousada e é também o número de suítes que possuímos aqui. Registramos nossa empresa num dia 26, número que também inicia o nosso CNPJ. Além disso, a soma dos números 2 + 6 resulta em 8, o número que representa o infinito e é considerado também o número da sorte, equilíbrio e prosperidade!

Enfim, por todo canto há uma parte da nossa história. Cada um desses detalhes tem um significado para nós e foi pensado com muito carinho para que pudéssemos oferecer a você muito conforto, num ambiente incrivelmente agradável. Queremos ainda, por muito tempo, poder fazer o nosso melhor e compartilhar com você muitas histórias!

TAGS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *